O termo biomecânico foi utilizado para descrever a ciência dedicada ao estudo dos sistemas biológicos de uma perspectiva mecânica. Embora a natureza geral dos movimentos respiratórios seja bem compreendida, as contribuições individuais dos músculos específicos ainda são objeto de inúmeras discussões. O corpo ao longo de seu amadurecimento desenvolve vantagens para realizar tarefas essenciais à sobrevivência com maior perfeição e menor gasto energético.
A população neonatal, por não apresentar certas características biomecânicas e anatamofisiológica acaba apresentando desvantagens em relação a um indivíduo adulto. O método de Reeducação Toracoabdominal (RTA) foi criado na década de 80 pela fisioterapeuta Mariangela Pinheiro de Lima, através de sua vivência prática pode perceber que alterações mecânicas da caixa torácica contribuíam para a acentuação dos distúrbios ventilatórios. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do método RTA em paciente com desconforto respiratório.
O estudo foi realizado no hospital infantil Joana de Gusmão, no período do mês de maio de 2009. O método RTA foi aplicado em recém-nascido prematuro do sexo masculino em pós operatório de Reamond Shope. Foram realizados 6 atendimentos, cada um com duração média de 40 minutos. Foi observado melhora nos valores da frequência cardíaca, frequência respiratória e saturação periférica de oxigênio.
Acesse o conteúdo completoAcesse nossos artigos sobre o método RTA.
Escrito por Alexandre Legrand, Emmanuelle Schneider, Pierre-Alain Gevenois, Andre De Troyer
Escrito por Anelise Zimmermann de Ajambuja1 ; Paloma Lopes Francisco Parazzi2 ; Lilian Gerdi Kittel Ries3 ; Camila Isabel Santos Schivinski3
Escrito por Leon Chaitow, Dinah Bradley