A criança com doença respiratória não necessita apenas da atuação do médico, a atuação da fisioterapia respiratória tem contribuído bastante para o tratamento desses pacientes ajudando também na qualidade de vida. O método reequilíbrio tóraco abdominal (RTA) tem o objetivo de incentivar a ventilação pulmonar e a desobstrução brônquica através da normalização do tônus, comprimento e força dos músculos.
Este método entende que as disfunções e doenças respiratórias apresentam seqüelas musculares, posturais, ocupacional e sensório motoras. Lactente do sexo masculino com idade de 7 meses, internado com diagnóstico clínico de bronquiolite.
Foi realizada a avaliação fisioterapeuta obtendo como diagnóstico alteração do sinergismo dos músculos que fazem parte do sistema respiratório. Como forma de tratamento foi utilizado uma técnica da fisioterapia que tem por objetivo promover a remoção de secreções pulmonares através das vias aéreas superiores reorganizando os sinergismos musculares. Sendo esta técnica o RTA. mesmo com alguns sinais não vistos podemos comprovar que o RTA realmente funciona e seguindo a fisiologia, biomecânica e anatomia do sistema respiratória podemos perceber os erros cometidos muitas vezes. Atendendo com o RTA os resultados são imediatos comprovados pelos sinais que o paciente apresenta e pelos sinais vitais.
Acesse o conteúdo completoDescubra a arte da respiração: acesse nossos artigos sobre o método RTA.
Escrito por MartinJ. Tobin, M.D.; Tejvir S. Chadha, M.D.; GilbertJenouri, BA; StephenJ. Birch, B.S.; Hacik B. Gazeroglu, B.S.; and Marvin A. Sackner, M.D., F.C.C.P.
Escrito por Mariangela Pinheiro de Lima
Escrito por Falcão F.D., Almeida P.L., Alves L. E., Gêge T.R., Peyneau L.G.