Pré-termos podem desenvolver afecções respiratórias que estão diretamente relacionadas com uma imaturidade orgânica. Dentre elas, a Síndrome do Desconforto Respiratório – uma das principais patologias que acometem os recém-nascidos pré-termos, caracterizada por uma piora progressiva do grau de desconforto respiratório nas primeiras horas de vida. O acompanhamento fisioterapêutico desses recém-nascidos é de importância fundamental, pois visa obter estabilidade nas variáveis clínicas, tal qual a frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio e o sincronismo tóraco abdominal Dentre as várias técnicas pela literatura, o método Reequilibrio Tóraco-abdominal visa incentivar o pulmão e a desobstrução brônquica através da normalização das forças dos músculos respiratórios. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência do método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal em recém-nascidos pré-termos pós Síndrome do Desconforto Respiratório, em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Avaliaram-se 06 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no período de agosto a outubro de 2011, onde foi aplicada uma ficha de avaliação diária em que constavam as variáveis analisadas pelo presente estudo e a mensuração do sincronismo tóraco-abdominal coletada pré e pós aplicação do protocolo de tratamento com duração de duas semanas. Constatou-se que as variáveis clinicas não demonstraram melhoras significativas pré e pós, porém o sincronismo tóraco-abdominal demonstrou melhora em relação ao periodo de aplicação do protocolo de tratamento.
Acesse o conteúdo completoAcesse nossos artigos sobre o método RTA.
Escrito por Anelise Zimmermann de Ajambuja1 ; Paloma Lopes Francisco Parazzi2 ; Lilian Gerdi Kittel Ries3 ; Camila Isabel Santos Schivinski3
Escrito por Matteo Cappello, Andre de Troyer
Escrito por Tainá Pimentel Ferraz, Miriana Carvalho de Oliveira, Gabriel Gomes Maia, João Pedro Silva Teixeira de Carvalho, Thiago Klem Pereira, Marco Orsini.