Seria a respiração um fluído, um ar vital emanado do Criador? Seria alento, fogo que mantém acesa a vida? Seria ela algo invisível, intangível, função destinada ao movimento de fole dos pulmões?
Sim a respiração pode ser assim percebida. Pode também ser traduzida em complicadas fórmulas físicas e matemáticas e avaliada em sofisticados equipamentos. Quando adoece, a respiração pode ser tratada com medicamentos de última geração e também com atitudes que melhorem a qualidade da vida.
Nós, fisioterapeutas respiratórios, que lidamos diariamente com pessoas portadoras de distúrbios respiratórios, precisamos literalmente tocar o problema da respiração. A respiração precisa se tornar real, tangível, palpável.
A respiração além da abrangência de fluxos, volumes, resistências, complascências, trabalho, pressões, capacidades e volumes é uma experiência corporificada. Isto significa que toda e qualquer equação relacionada à respiração se manifesta no corpo. Para alguns profissionais da área de saúde, sobretudo o Médico, é possível abordar os aspectos químicos da respiração, empregando medicamentos que possam auxiliar a retomada do funcionamento de parte do Sistema Respiratório. Ao Fisioterapeuta cabe a parte mecânica. Grande sorte para quem escolhe como profissão ser um terapeuta, alguém que acompanha e orienta a pessoa na busca de sua própria cura.
Acesse o conteúdo completoAcesse nossos artigos sobre o método RTA.
Escrito por 1Nadja Lucia Melo Albuquerque Oliveira, 2Cícero Leony Rocha Santos, 3 Lidiane Carine Lima Santos Barreto, 4 Fabio Macedo Albiero, 5 Layra Rodrigues Prado Dantas
Escrito por Vieira M. P. B., Mendes R. A. G. S. M.
Escrito por Leandro Marques da Silva , Elizângela de Sousa Monteiro , Bruno Silva Miranda , Clesio Rafael Lopes da Silva , Anne Shirley Menezes Costa