Uma das principais condições presentes em neonatos internados nas UTIN são as afecções respiratórias, que prolongam o tempo dos neonatos dentro destas unidades. Promovendo uma abordagem de tratamento mais conservadora, as técnicas da fisioterapia respiratória se fazem cada vez mais necessárias. O RTA é uma técnica que consiste em um manuseio dinâmico com base na biomecânica respiratória normal e pela fisiopatologia das disfunções respiratórias, que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções
pulmonares e das vias aéreas superiores. O objetivo do estudo foi analisar, por meio de uma revisão de literatura, os efeitos do Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) no tratamento das doenças respiratórias em neonatos. Foram selecionados cinco estudos nacionais e internacionais nas bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs, publicados no período compreendido entre o ano de 2000 a 2020. Após análise dos textos, dos 29 artigos encontrados foram excluídos 24, compondo uma amostra total de 05 artigos que integraram os resultados e a discussão. Pôde-se concluir, com base no descrito, que a técnica de reequilíbrio toracoabdominal apresentou um satisfatório nível de eficácia em alguns dos parâmetros avaliados, e que se faz necessária a realização de estudos mais conclusivos.
Acesse nossos artigos sobre o método RTA.
Escrito por MartinJ. Tobin, M.D.; Tejvir S. Chadha, M.D.; GilbertJenouri, BA; StephenJ. Birch, B.S.; Hacik B. Gazeroglu, B.S.; and Marvin A. Sackner, M.D., F.C.C.P.
Escrito por Ana Paula Felix Arantes
Escrito por Vieira M. P. B., Mendes R. A. G. S. M.