Seria a respiração um fluído, um ar vital emanado do Criador? Seria alento, fogo que mantém acesa a vida? Seria ela algo invisível, intangível, função destinada ao movimento de fole dos pulmões?
Sim a respiração pode ser assim percebida. Pode também ser traduzida em complicadas fórmulas físicas e matemáticas e avaliada em sofisticados equipamentos. Quando adoece, a respiração pode ser tratada com medicamentos de última geração e também com atitudes que melhorem a qualidade da vida.
Nós, fisioterapeutas respiratórios, que lidamos diariamente com pessoas portadoras de distúrbios respiratórios, precisamos literalmente tocar o problema da respiração. A respiração precisa se tornar real, tangível, palpável.
A respiração além da abrangência de fluxos, volumes, resistências, complascências, trabalho, pressões, capacidades e volumes é uma experiência corporificada. Isto significa que toda e qualquer equação relacionada à respiração se manifesta no corpo. Para alguns profissionais da área de saúde, sobretudo o Médico, é possível abordar os aspectos químicos da respiração, empregando medicamentos que possam auxiliar a retomada do funcionamento de parte do Sistema Respiratório. Ao Fisioterapeuta cabe a parte mecânica. Grande sorte para quem escolhe como profissão ser um terapeuta, alguém que acompanha e orienta a pessoa na busca de sua própria cura.
Acesse o conteúdo completoAcesse nossos artigos sobre o método RTA.
Escrito por Anna L. Hudson, Jane E. Butler, Simon C. Gandevia, Andre De Troyer
Escrito por Iris Rayanne da Silva Lima, Mara Marusia Martins Sampaio Campos, Maria Valdeleda Uchoa Moraes Araújo, Letícia Helene Mendes Ferreira, Kellen Yamille dos Santos Chaves, Lucimar Vasconcelos Bessa, Ana Karine Fontenele de Almeida, Carina Santana de Freitas, Bianca do Carmo Oliveira, Jamille Soares Moreira Alves.
Escrito por Matteo Cappello, Andre de Troyer